Trabalho infantil

No ano passado, um decreto regulamentou a proibição de 94 formas de trabalho. Leia a reportagem "Trabalho proibido para menores" e veja as mudanças impostas pela lei. Queremos saber aqui se você concorda com a lista de trabalhos e os impactos que a proibição deverá causar.

Comente

Enviado por Sergio em 11/10/2009

Esploração é uma coisa, trabalho é outra.Eu trabalho desde os 12 anos e sou um homem de bem e não morri por isso. Hoje as crianças não podem trabalhar mas podem ficar em portas de escola,fumando maconha,usando cocaina e praticando sexo sem que ninguem olhe isso. Ate Colocam a culpa nos pais, que estão trabalhando para sobreviver e dar vida digna a familia,porque os filhos não podem ajudar. Fica mais facil punir um todo do que punir o culpado. Como um pai e uma mãe que trabalhão todos os dias podem ser os unicos responsaveis, se na hora de colocar o filho na linha alguem que não cuida da propria vida não colocou o filho no mundo vem dizer oque fazer com meu filho que eu coloquei no mundo pago remedio dou de comer e o defendo, todos os dias. Quem são voces para dizer o que fazer com meu filho?

Enviado por AMANDA BRAGA DO S. RIOS em 02/04/2009

Eu acho que deixar de comprar oque essas crianças vendem não resolve o problema, até mesmo porque não se sabe que outros meios elas usarão para conseguir dinheiro, ou que tipo de agressão eles sofrerão,ou seja, ao invés de ajudar você pode piorar a situação.Denunciar pode ser a melhor solução, pois os pais dessas crianças devem ser punidos, porém somente a punição não resolve o problema, esses pais devem passar por algum trabalho de recuperação(terapia, auto-ajuda). caso não se invista na melhoria desses pais essas crianças continuarão a sofrer.

Enviado por LUCIMAR EVANGELISTA ROCHA em 09/03/2009

Ao meu ver não devemos comprar doces em semáforos, fazendo isso estamos protestando em favor às crianças que estão sendo exploradas pelos pais. E as que estão sendo maltratadas pelos pais devem ser retiradas da guarda deles. Cabe ao estado proteger essas crianças, dando à elas o direito de estudar e brincar.Em relação ao trabalho para crianças, ao chegarem na faixa etária para ingressarem no mercado de trabalho, que o governo crie condições. Tomando essas medidas hoje começaremos a resolver problemas maiores.

Enviado por MARCIA MARIA DOS SANTOS em 06/03/2009

É dever da família, comunidade, da sociedade e do poder público assegurar os direitos das crianças. Nenhuma criança deve ser objeto de negligência e omissão de seus direitos.As crianças tem o direito de ter uma vida saudável e digna. Ela tem q ter liberdade para bricar e não trabalhar. Ela merece respeito.Todos devem ir para escola e para no futuro se tornarem uma pessoa especializada e outros recursos. Incumbe aos pais o dever de sustentar, guardar e ducar os filhos menores.

Enviado por EDILMA URSOLINO B. PEREIRA em 06/03/2009

Todos nós devemos acreditar que os nossos governadores poderá mudar as coisas para nossas crianças, começando por essas crianças que vivem pedindo dinheiro nos farois e nas ruas e em grandes avenidas, é só isso que nós enchergamos, isto é um absurdo para nós brasileiros que temos que muitas vezes presenciar iste tipo de coisa, Os nossos governadores tinham que investigar essas familias e começar a interrogar os maiores que estão por tráz dessas crianças, e dai então começar a tomar providêcia muito mais rigorosa, e mostrar para essas pessoas que esta situação de vida é triste, mas não deveram tomar posse dessas crianças, e claro tirar essas criaças das mãos desses mostros,e dar liberdade para que elas possam ter um dia normal como realmente uma criança tem que ter.

Enviado por em 05/03/2009

SUELI da SILVA MIGUEL,eu sou contra o trabalho infantil e a exploração feita pelos pais. Deveria ter uma pena mais rigida contra os adultos que obrigão os menores a trabalhar para eles.

Enviado por em 05/03/2009

SUELI da SILVA MIGUEL,eu sou contra o trabalho infantil e a exploração feita pelos pais. Deveria ter uma pena mais rigida contra os adultos que obrigão os menores a trabalhar para eles.

Enviado por LENE em 03/03/2009

Em minha opinião o trabalho precoce tem influência fortíssima do capitalismo na nossa sociedade. Os exemplos citados na referida matéria são os mais conhecidos pelos nossos olhos, porém há aqueles aos quais não são de nosso conhecimento.O maior agravante é a grande incidência de acidentes de trabalho com crianças e adolescentes, crescendo cada vez mais nos setores que empregam grande quantidade de mão-de-obra devido ao grande capital investido.Essa situação tem assumido proporções dramáticas e preocupantes, além de interferir no seu processo de crescimento e desenvolvimento, as colocam em vulneráveis à aquisição de doenças e, até mesmo, de seqüelas que acabam sendo irreversíveis para sua vida adulta.Entretanto, pouquíssimo é feito em nível governamental e sindical.Não há dúvidas de que as leis que proíbem o trabalho infantil permaneceram somente no papel e na mente daqueles que as criaram.Nossas crianças exploradas de hoje serão adultos complexos.

Enviado por ELIENE ALVES DE SOUZA em 03/03/2009

Em minha opinião o trabalho precoce tem influência fortíssima do capitalismo na nossa sociedade. Os exemplos citados na referida matéria são os mais conhecidos pelos nossos olhos, porém há aqueles aos quais não são de nosso conhecimento.O maior agravante é a grande incidência de acidentes de trabalho com crianças e adolescentes, crescendo cada vez mais nos setores que empregam grande quantidade de mão-de-obra devido ao grande capital investido.Essa situação tem assumido proporções dramáticas e preocupantes, além de interferir no seu processo de crescimento e desenvolvimento, as colocam em vulneráveis à aquisição de doenças e, até mesmo, de seqüelas que acabam sendo irreversíveis para sua vida adulta.Entretanto, pouquíssimo é feito em nível governamental e sindical.Não há dúvidas de que as leis que proíbem o trabalho infantil permaneceram somente no papel e na mente daqueles que as criaram.Nossas crianças exploradas de hoje serão adultos complexos.

Enviado por em 26/02/2009

A idéia de ter uma lei que proiba o trabalho infanteil é realmente interessante, seria ainda mais interessante se ela realmente saísse do papel. Lendo toda a reportagem e parando qualquer farol, podemos perceber que nada mudou, que o governo somente criou mais mais uma "lei de papel". Realmente concordo que o Brasil deva criar leis para proteger as crinaças e adolescente, mas acredito também que só isso não será o suficiente... Acho que é necessário buscar os reais motivos que levam pais a colococarem seus filhos para trabalhar ainda tão cedo. E muitos dos motivos o Brasil já conhece, mas infelizmente, ainda fecha os olhos diante desses problemas. É preciso que as autoridades competentes abram os olhos para as carências desses pais (Carências financeiras, materiais e até emocional.) e, ao menos tentem fazer com que essas lei saiam do papel para talvez encontrar uma solução plausível para esse crime que estão cometendo contra as nossas criançãs e adolescentes.

Enviado por Isis em 26/02/2009

A idéia de ter uma lei que proíba o trabalho infantil é realmente interessante, seria ainda mais interessante se ela realmente saísse do papel. Lendo toda a reportagem e parando qualquer farol, podemos perceber que nada mudou que o governo somente criou mais uma "lei de papel". Realmente concordo que o Brasil deva criar leis para proteger as crianças e adolescente, mas acredito também que só isso não será o suficiente... Acho que é necessário buscar os reais motivos que levam pais a colocarem seus filhos para trabalhar ainda tão cedo. E muitos dos motivos o Brasil já conhece, mas infelizmente, ainda fecha os olhos diante desses problemas. É preciso que as autoridades competentes abram os olhos para as carências desses pais (Carências financeiras, materiais e até emocional.) e, ao menos tentem fazer com que essa lei saia do papel para talvez encontrar uma solução plausível para esse crime que estão cometendo contra as nossas crianças e adolescentes. (Isis Ramos)

Enviado por * em 18/02/2009

Criança não pode trabalhar. Demorou muito para regulamentarem a proibição.

Enviado por SUELI PREIDUM DE ALMEIDA COUTINHO em 16/02/2009

Com certeza a sociedade deve apoiar a erradicação do trabalho infantil. A exploração da mão-de-obra infantil é responsável por prejuízos no desenvolvimento fisico de crianças e adolescentes, além de prejuízos em sua formação como cidadão e futuro trabalhador, empedindo-lhe de frequentar a escola e consquistar formação adequada e profissional que o mercado de trabalho necessita. Em especial a restrição ao trabalho doméstico, sem dúvida ele é pesado nas suas tarefas diárias e inadequado para crianças e adolescentes, além da expropriação dos direitos trabalhista e da baixa remuneração. Quem necessita de uma empregada doméstica, contrate uma pessoa adulta, com registro e carteira. É um absurdo sindicatos de empregados dométicos defenderem o contrário.