Pelo fim do racismo
Mesmo com o fim da escravidão, os descendentes dos escravos não são livres social e economicamente: o racismo é um obstáculo. Como pôr fim a esse sentimento selvagem?
Leia mais em CLAUDIA DEFENDE ESTA CAUSA: PELO FIM DO RACISMO
Enviado por Cíntia Campos em 23/09/2009
Cíntia Campos Braga - Biologa Deus criou os homens iguais, porém os homens fizeram as oportunidades diferentes. A capacidade de uma pessoa não deve ser avaliada pela cor da pele e sim por suas ações...
Enviado por Jub's em 22/09/2009
Esse é um problema herdado de longa data.Quanod o Brasil de fato respeitou suas leis ? Ao abolir a escravidão em um ato de suprema "generosidade",criou-se um mecanismo cruel de manter a escravidão,porém sob a proteção das leis.Uma vez liberto,iniciou-se um verdadeira roda viva de tortura "utorizada "pelas leis.De onde viria o sustento do negro liberto e sua familia? Se a única forma que conheciam de viver era a lavoura nas fazendas???? Sem casa,sem estudo,sem dinheiro(por que se eram escravos logo não havia pagamento certo?)Para onde ir ?Muitos aceitaram as "ofertas" de trabalhar por casa e comida,para não ficarem nas ruas das cidades,de forma que continuaram escravos "por opção".aqueles que não queriam ficar sob o jugo do chicote,migraram para a cidade e descobriram que a única forma de viver era definitivamente se oferecer para realizar trabalhos braçais.Sem a devida instrução(educacional.,social...)eram enganados e a escravidão continuou porém nas cidades..Tudo isso com anuencia dos governantes.Por que então investir em EDUCAÇÃO / SAÚDE/SANEAMENTO BASICO se a maioria da população conseguia viver daquela forma ,com poucos ou nenhum recurso e não sabiam reivindicar seus direitos??? É essa a herança que herdamos da Abolição dos escravos.Sofisticou-se as formas de escravidão,porém ela está ai ;VIVA,PUNGENTE E LATENTE,todos os dias grita,um grito mudo e ensurdecedor para os que ouvem.Ou seja para nós negros. Gritos esses escutados nas escolas publicas e particulares,escritorios,repartições publicas.....Ruas,avenidas,esquinas,marquises.... O olhar dos nossos governantes para a população é o mesmo olhar da querida princesa e seus amigos.Cheios de compaixão,dó,porém com uma certeza no fundo: ELES TEM ,MAS DO QUE MERECEM ! Está mas do que na hora de dar voz a esse grito mudo e ensurdecedor que somente alguns escutam. Juçara Andrade,mulher,negra e "escrava" !
Enviado por Tania em 22/09/2009
Gostei da abordagem deste assunto, por várias vezes fui confundida com a Babá diante de amigos da Família do meu marido, por serem brancos, acham que negros não podem ter inteligência, grau de instrução ou sentar à mesa de um bom restaurante. Basta!!!!!!!! Estou cansada deste tipo de preconceito infantil, imaturo e simplesmente ignorante da sociedade que se dizem "inteligentes" e afirman não terem preconceitos. Obrigada
Enviado por cesar em 17/09/2009
Gostaria pelos menos que as pessoas conseguissem se controlar um pouco, respeitassem a constituição e refreassem seu gosto pelo racismo quando manifestam seu sentimento de superioridade.
Enviado por so em 16/09/2009
Peguei a revista com alegria ao ver a capa. Li a reportagem sobre o racismo e como o tema é sempre inquietante para nós negros, fiquei em dúvida se estava lendo a revista Claudia mesmo!!?? Afinal nesses anos todos não me lembro de uma reportagem trazendo essa causa como bandeira e defesa da revista. Fico com medo que seja só modismo, onda que se pega novelas, ou similares. Tendo em vista o perfil de Claudia, não se pode dizer necessariamente que seja uma revista destinada à negros. Não é mesmo? O que vai acontecer a partir deste momento? Teremos outras ações pra comemorar? Solange Silva mulher, negra, brasileira, inquieta e desconfiada
Enviado por ogan em 05/09/2009
Bom-dia, entendemos que a sociologia, democracia e com politicas públicas na intenção do equilibrio do todo, e tratar o cidadão como ele é, não olhando seu cabelo sua pele, diminui essas diferenças. Wilson Santos
Enviado por Evy em 04/09/2009
Pra começo de conversa, separar pessoas pela cor da pele já é errado. Independente qual seja ela. Infelizmente convivi (e ainda convivo) com o racismo de perto, na minha própria família. Não entendo o pq, mas meu próprio pai tem vergonha de descender de escravos. A mãe do meu avô era filha de escravos, mas parece que todos querem abafar o caso, como se isso fosse motivo de vergonha. Eu tenho muito orgulho disso. Vejo pessoas que que são netos e filhos de afro-brasileiros, mas só por terem a pele clara se acham no direito de discriminar. Mas, eles não estão discriminando a si mesmos?? Quem é o ser humano pra dizer que outro ser humano é inferior, se Deus ama a diversidade? É um absurdo. Uma das maiores causas do racismo, é a vergonha. Se todos se unissem de verdade, não só da boca pra fora, contra isso, já seria um bom começo.
Enviado por Solange em 04/09/2009
parabéns à Claudia por posicionar-se e dar esta contribuição tão importante a este debate. O racismo precisa ser eliminado de nossas vidas através da nossa mudança pessoal - nós somos todas pessoas humanas, seres humanos iguais -, ensinar nossas filhas e filhos para construir um futuro melhor e ter polÃticas públicas - de educação, de emprego, de igualdade - que tenham este objetivo. Temos que nos perguntar que paÃs e que mundo e que pessoas queremos ser!! abraços Solange
Enviado por nice em 02/09/2009
Sou uma das vítimas neste país racista. O racismo velado e na maioria das vezes violento mesmo, é uma realidade. Como educar este povo para uma das suas cores de raça? Ou como viver com cores diferentes? Eu pessoalmente posso até achar que é uma questão de gosto. Como roupa? Mas como enfrentar no dia a dia, no trabalho, no prédio onde moramos, no convivio social, no PARATODOS, do dia a dia. A rejeição, é um sentimento dolorido se voce coloca sentimentos no relacionamento, mas se levar na indiferença pode até não doer tanto.Nem todos os negros desenvolve seus talentos como o Pelé!!! Somos na maioria das vezes comuns mortais. Acho que isso nunca vai mudar, dizer que viveremos todos sem a diferença da cor, mas vale a pena dizer: fim do racismo. Quando voce for deletado por racismo, procure pensar em realizar seus sonhos, agrupar-se com quem te quer, te aceite, esqueça essaas pessoas, faz de conta que elas não existem, voce vai ver que isso vai mesmo acontecer na sua mente. Aliás AGRUPAR-SE vale para todos os humanos e suas cores. Deus disse crescei e multiplicai-vos GRAÇAS a deus que existem bilhões de pessoas maravilhosas, todo ser humano tem seu lado maravilhoso. Procure se amar, se conhecer, amar a deus tudinho como diz a biblia e voce verá que amar-se e amar vale muito mais a pena e trate os racistas como lepra porque não vale a pena essas pessoas para seu convivio mais dia menos dia eles te aprontam, experiencia própria. Lepra é um modo de não doer para as vitimas de racismo. O ser humano gosta de amar e ser amado, de ser aceito, de ser feliz, de convivio social, de amigos. O racismo te exclui. Mas reaja, sabendo que o universo é sábio, rico em nos ajudar a sermos apenas felizes, realizados, e o resto é o resto.Somos também livres para fazermos nossas escolhas lutar pelo dia, pela noite, conversar com deus e suas maravilhas imensas. Apague de sua mente os racistas, eles vão sentir também, um conselho não abra mão de ao apagá-los, é fim e pronto. Uma vez racista sempre racista.
Enviado por Helga em 02/09/2009
Por quê raça negra, raça branc, raça amarela, raça vermelha.....? Não somos todos da raça humana???