Mães de adolescentes

Como você lida com seu filho adolescente?

Comente

Enviado por em 14/08/2009

E muito difícil esses adolescentes, estou tentando adquirir algumas experiências através de outras mães estou um pouca perdida, minha primeira filha não mim deu dor de cabeça, em compensação o segundo filho hj com 16 (dezesseis) anos. Tenho uma sensação de que fracassei na educação.

Enviado por Adriana Prado em 01/01/2009

Sempre fui uma mãe dominadora, por conta disso, hoje percebo que minha filha mais velha é muito dependente de minhas decisões, até se tratando de decisões simples, muitas vezes sinto que ela precisa da minha opinião, pra tudo, a criei assim por muito tempo, acreditando que se eu estivesse no comando eu poderia ter uma adolescente menos; digamos “rebeldes” dentro de casa. Só... que eu não percebi o estrago (que é reversível) castrei totalmente o seu poder de decisão, ela se tornou uma menina ótima, mas sem percepção do mundo agressivo em que vivemos, hoje, através do meu crescimento, entendi que preciso ajudá-la, preparando-a para a vida e não para mim, tenho que ajudá-la no sentido de interação social. Os laços sociais permitem “sermos quem nós devemos ser”, quando eu agia daquela maneira, estava impedindo minha filha na verdade de ser quem ela deveria ser, com influência social e por efeito natural. O que eu não entendia era que, o meu papel ali apenas se resumia em protegê-la e orientá-la sobre as questões da vida, ou seja, deveria ter a educado ou simplesmente lapidado o seu comportamento, que caso não fossem apropriado, somente isso. Sei o quanto é difícil entender isso, quando se trata de nosso filho, que queremos proteger o tempo todo, o nosso narcisismo dificulta esse entendimento, por um certo tempo, não entendemos que o nossoS filhoS não é reflexo de nós mesmos, ele é outro ser! É claro que, com a cultura fixada por nós e por nossos pais. Sabemos no fundo que, quando essa criança interagir com o social, ela passará a ter uma outra influência, e isso fará com que ela tenha noção de si própria, juntará tudo e então só assim, irá formar a sua própria personalidade, construindo os seus próprios conceitos em relação à vida, o mundo, a família. Nossa! Por que não aprendi isso na escola! (na minha época, não) se eu tivesse essa visão antes de ter a minha primeira filha, talvez eu tivesse errado menos com ela, bem agora o que se tem pra fazer? è apenas consertar... Tenho uma filha que tem timidez e por conta disso, sinto que preciso estar mas atenta a ela, nos dias de hoje, ser tímida tem suas vantagens ( de não ser curiosa ao ponto de se envolver em enrascadas) mais também tem muitas desvantagens, o mundo esta agressivo, competitivo e quem não perceber isso terá dificuldade em sobreviver neste mundo, e como já disse “Estamos numa selva e precisamos caçar um tigre a cada dia, para sobrevivermos”. Bem como a natureza muda e eu não quero ficar estacionada, quero crescer junto com toda a força da natureza, percebo que tenho que ser diferente do que venho sendo com as minhas filhas, quero me tornar uma mãe melhor, mais amiga, mais compreensiva, menos dominadora, para isso tenho que fortalecer as minhas meninas e tentar fazer que, elas acreditem mais em si mesmas, cumprir o meu único papel de fato, na vida delas, o de ensinar ,para que fiquem seguras, para que posam se virar SOZINHAS mais tarde. É isso ai, meus amigos! Estejam atentos, quanto à criação de seus filhos, principalmente adolescentes, faça uma avaliação e reflita, se realmente esta no caminho certo... é difícil saber, mas, pelo menos tente acertar. Um grande beijo!

Enviado por cel em 07/10/2008

Gente eu estou numa duvida só,meu adolescente é teimoso e acha que sabe de td o pior é que isto esta me tirando do sério, ainda não sei como lidar com ele..mais acho que só o tempo pode nos ajudar a nós dois a nos entendermos.

Enviado por angela em 28/05/2008

O meu adolescente é bem ativo e cheio de dúvidas, mesmo sem admití-las. Procuro me aproximar sem censurá-lo em demasia, para não perder a expontaneidade. Nos permitimos conversar sobre tudo. Como anda curioso com a libido a flor da pele e sei que sou a sua primeira referência feminina e a por enquanto a única mulher acessível, tenho sido um pouco mais tolerante as suas indiscrições e generosa nas minhas "distrações" que revelam lances de um corpo feminino, numa proximidade de contemplação a que ele ainda não tem acesso, mas espero que tenha logo, para me desencarrgar dessa prazerosa mas confusa missão.

Enviado por angela em 28/05/2008

O meu adolescente é bem ativo e cheio de dúvidas, mesmo sem admití-las. Procuro me aproximar sem censurá-lo em demasia, para não perder a expontaneidade. Nos permitimos conversar sobre tudo. Como anda curioso com a libido a flor da pele e sei que sou a sua primeira referência feminina e a por enquanto a única mulher acessível, tenho sido um pouco mais tolerante as suas indiscrições e generosa nas minhas "distrações" que revelam lances de um corpo feminino, numa proximidade de contemplação a que ele ainda não tem acesso, mas espero que tenha logo, para me desencarrgar dessa prazerosa mas confusa missão.